Conexão Brasil e Suécia

conheça a suécia

PARTICIPE E CONCORRA A UMA VIAGEM À SUÉCIA COM O PEDRO TRUCÃO!

Você terá a oportunidade de conhecer como é a sua profissão em uma outra realidade.

O QUE VOCÊ VAI CONHECER LÁ?

Toda a programação da viagem será realizada em Gotemburgo, cidade sede do Grupo Volvo Mundial.

- Você visitará a fábrica da Volvo:

- Poderá dirigir os mais potentes caminhões, na pista de testes da Volvo.

- Conhecerá o Museu Volvo:

- Terá a oportunidade de visitar alguns pontos de parada de motoristas profissionais de caminhões, conversar com caminhoneiros de várias nacionalidades da europa.

- Visitar associação e sindicato relacionados ao transporte rodoviário de cargas.

- Conhecerá como opera uma transportadora de referência no país, como faz a gestão de riscos do negócio e as ações voltadas aos motoristas de caminhões.

- Um dia de passeio, visitando alguns dos principais pontos turísticos de Gotemburgo.

A CIDADE DE GOTEMBURGO

Considerando que toda programação da viagem será realizada em Gotemburgo, para que você conheça um pouquinho mais sobre a cidade, separamos algumas imagens e um vídeo para você:

Curiosidades:

- É a segunda maior cidade da Suécia;

- A cidade tem o melhor da arte nórdica e a história dos vikings nos museus;

- Existem 460 km de ciclovias;

- Stadsmuseum, o Museu da Cidade, tem em seu acervo o único barco viking exposto na Suécia, o ÄskekArrsskeooet, que é o único do mundo com inscrições rúnicas. As exposições cobrem 12.000 anos de história, vai desde a Idade da Pedra até o século 20;

- A localização geográfica, na costa oeste do país, tem acesso a melhor qualidade de peixes e frutos do mar;

- Comidas típicas: arenque marinado, almôndegas e o famoso “smörgås” (Sanduíche) de camarão, no pão aberto com maionese e endro;

- Doces tradicionais: “kanelbulle” (pão de canela) e “semla” (pão com creme de cardamomo recheado com pasta de amêndoas e chantilly)

- Para conhecer animais típicos da Suécia, o parque Slottsskogen tem um jardim zoológico com alces, cavalos, focas, pinguins entre outros;

- A atração turística mais popular da cidade é o parque de diversões Liseberg, com 35 atrações, teatro, pista de dança, restaurantes e salas de jogos. Entre os brinquedos estão a montanha-russa Lisebergsbanan, o Flumeride (escorregador aquático de canoas), o Kållerado (rafting em botes circulares), o Balder (montanha-russa em madeira) e o Kanonen (montanha-russa com looping).

QUER SABER MAIS SOBRE A SUÉCIA?

País de economia altamente desenvolvida e diversificada. Ocupa o quarto lugar do mundo no Índice de democracia, depois da Islândia, da Dinamarca e da Noruega, segundo a prestigiada revista inglesa The Economist. A Suécia ainda é considerada um dos países mais socialmente justos da atualidade, apresentando um dos mais baixos níveis de desigualdade de renda do mundo. Isso se reflete no fato da Suécia estar, desde que a ONU começou a calcular o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de seus membros na década de 1980, entre os mais bem colocados países do mundo de acordo com o indicador.

• População: 9.8 milhões

• Área: 407,000 km²

• Capital: Estocolmo

• Sistema de governo: Parlamentar

• Principal idioma: Sueco. Mas a maioria fala o inglês também.

• Moeda: Coroa Sueca (SEK), 1 krona = R$ 0,43 (cotação de 24/maio/2016)

• População nas duas maiores cidades do país:
Estocolmo: 2.123.300
Gotemburgo: 928.600

• Religião: 82% pertencem à Igreja Evangélica Luterana da Suécia. Mas há também muitas outras religiões.

• Expectativa de vida: homens 80,1 anos, as mulheres 83,7 anos.

• Os mais importantes produtos de exportação: máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos e produtos de plástico e borracha, eletroeletrônicos e equipamentos de telecomunicações, produtos energéticos, máquinas industriais, veículos rodoviários, minerais, produtos alimentares.

• Os bens mais importados: Eletrônica e de telecomunicações, máquinas, alimentos, petróleo bruto, têxteis e calçados, produtos químicos, produtos farmacêuticos e produtos petrolíferos.

• A pontualidade é um aspecto cultural forte na cultura sueca! Os suecos são super criteriosos com a pontualidade nos compromissos. Por isso, é importante que os visitantes de outros países que estejam em viagem de trabalho, cumpram criteriosamente os horários dos compromissos.

• Fuso horário: o fuso horário do Brasil em relação à Suécia é de 4 horas. Então, quando na Suécia, o relógio estiver marcando 08h00 da manhã, no Brasil ainda será 04h00 da madrugada. Quando na Suécia for 04h00 da tarde, no Brasil ainda será meio-dia.

TEMPERATURAS MÉDIAS NA ÉPOCA DA VIAGEM

A viagem será realizada no outono sueco, quando as temperaturas já estão mais baixas, se comparada as temperaturas que estamos acostumados.

Abaixo as temperaturas médias para Gotemburgo (Setembro e Outubro):

Temp Setembro Outubro
max 16º 11º
min 10º
Gráfico das temperaturas médias para Gutemburgo em Setembro e Outubro

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

VISTO: Brasileiros estão isentos de visto a turismo/negócios para a Suécia, para permanência de até 90 dias. Para entrar na Suécia o viajante deverá estar com o passaporte original válido, bilhetes aéreos de ida e volta confirmados, voucher do hotel e comprovante de aquisição de seguro de viagem internacional.

PASSAPORTE: é necessário, atentando para a data de validade. O viajante deve tê-lo em local seguro e sempre à mão durante toda a viagem.

QUER TREINAR UM POUQUINHO O SEU SUECO?

Olá! Hej!
Bom dia! God morgon!
Boa tarde! God dag!
Boa noite! God natt!
Tchau! Hej då!
Sim! Ja!
Não! Nej!
Talvez Kanske
Obrigado(a) Tack!
De nada Ingen orsak
Eu me chamo... Jag heter...
Eu sou... Jag kommer...
Eu não falo sueco Jag talar ingen svenska
Não entendo. Det förstår jag inte.

galeria de fotos

Harbour

Harbour | /

Liseberg

Liseberg | /

Gothenburgs Botanical Garden

Gothenburgs Botanical Garden | /

Wheel of Gothenburg

Wheel of Gothenburg | /

Woman by the Sea

Woman by the Sea | /

Gothenburg

Gothenburg | /

Gothenburg fish market

Gothenburg fish market | /

Gothenburg skyline

Gothenburg skyline | /

Streetcar

Streetcar | /